Facebook Groups

Facebook Groups 1.0

Vamos ficar juntos (em um grupo)

A maioria das pessoas já são membros de vários grupos no Facebook (provavelmente mais do que eles sabem) e, com isso em mente, a empresa decidiu continuar a sua política de lançar aplicativos dedicados aos recursos mais populares da rede social. O resultado é Facebook Groups. Ler descrição completa

PRÓS

  • Fácil de usar
  • Capacidade de adicionar grupos na tela inicial
  • Personalização individual de cada grupo

CONTRAS

  • Faltam recursos essenciais, como de administrador de grupos
  • Eventos e fotos do grupo estão em uma área separada

Bom
7

A maioria das pessoas já são membros de vários grupos no Facebook (provavelmente mais do que eles sabem) e, com isso em mente, a empresa decidiu continuar a sua política de lançar aplicativos dedicados aos recursos mais populares da rede social. O resultado é Facebook Groups.

Juntando as pessoas

Muito parecido com o Facebook Messenger, você pode instalar o Facebook Groups mesmo já tendo o app principal do Facebook - embora você precisa de uma conta do Facebook para entrar (via e-mail ou número de telefone). Depois de logado aparecem ícones circulares para cada grupo, que se parecem com as cabeças de chat utilizadas no aplicativo Messenger. Estes grupos podem ser reordenados com um simples toque-e-arraste.

O menu no Facebook Groups consiste em quatro guias principais: o menu principal de grupos, um centro de notificações, uma opção de descobrir (para encontrar grupos de seu interesse com base naquilo que seus amigos formaram ou outros grupos dos quais você é um membro), e um guia de configurações.

Quando você toca em um grupo abre-se a 'parede' do grupo, e de lá você tem a opção de postar ou adicionar uma foto. Se você é um administrador, você pode editar as configurações do grupo ou mudar a foto da capa. Aqui é onde o aplicativo começa a falhar.

As opções daquilo que você pode fazer em um grupo são realmente poucas, em comparação com o aplicativo principal ou a versão web, especialmente se você é um administrador de grupo. Não há nenhuma opção para criar eventos, adicionar um arquivo, fazer perguntas, bloquear pessoas ou convidar pessoas por e-mail. Além disso, os eventos, fotos e descrição ficam quase escondidos em um menu separado. Não é intuitivo e seu conjunto de recursos é muito decepcionante, tornando redundante o fato de ser oferecido como um app separado.

Existem alguns pontos positivos no Facebook Groups. Você pode fixar grupos na sua tela inicial para acesso rápido, bem como customizar ajustes para cada grupo individualmente. As sugestões do grupo são inteligentes e úteis, e a capacidade de especificar que você não está interessado em um grupo deve melhorar estas sugestões.

Um bom complemento para grupos no Facebook seria a capacidade de gerenciar e visualizar as páginas que você gosta, assim como acessar links externos, de dentro do aplicativo.

Dentro do Facebook

A navegação é perfeita em todo o app e é fácil de usar, especialmente se você está familiarizado com a interface de usuário do Facebook Messenger. Com os ícones circulares que representam cada grupo, é imediatamente reconhecível, como um aplicativo do Facebook, e funciona quase da mesma maneira. Mas como a aba de sugestões é um pouco difícil e o texto e os botões pequenos, não é tão suave quanto o aplicativo messenger.

Criar um grupo também é um processo suave e simples. Facebook introduziu agora uma gama de categorias aleatórias para você criar um grupo (família, amigos próximos, pais, planejamento de eventos, clube, planejamento de viagens, e personalizado). Há também uma série de ilustrações de animais com temas que acompanham essas categorias, bem como os tipos de grupos (secretos, fechados ou público).

A capacidade de personalizar as configurações para cada grupo e desativar o envio de notificações significa que você não vai ser constantemente bombardeado com alertas.

Mantenha-se em contato

Existe potencial para um aplicativo independente, já que o conteúdo do grupo tende a se perder em feeds de notícias ou na multidão de notificações sobre diferentes temas que você recebe através do app principal do Facebook. Adicionar gestão de página e conteúdo e um navegador in-app aumentaria a utilidade do Facebook Groups. Ele poderia até se tornar uma alternativa ao popular MeetUp, onde as pessoas podem criar e participar de grupos em sua área com base em interesses, mas usando as informações de seu login do Facebook.

Mas o Facebook realmente precisa trabalhar mais para adicionar outros recursos, se ele quer fazer disso uma aplicação viável (ou alternativa) para o app principal.

— Social e comunicação —

Facebook Groups

Download

Facebook Groups 1.0